20 ago 10 Dicas de Marketing Digital para Academias
O marketing digital deve ser feito em diversos segmentos de negócio, pois o seu objetivo é conquistar clientes e fortalecer as marcas. No segmento de academias não é diferente. Independente do nicho de atuação, seja musculação, pilates, treinamento funcional, crossfit, artes marciais, ou qualquer outro; a meta do marketing digital é a mesma: divulgar a empresa e aumentar o seu número de alunos e clientes.
Nesse artigo iremos dar algumas dicas sobre como para trabalhar o marketing digital para academias.
Marketing Online no Mercado Fitness
O ramo de academias está em constante crescimento, especialmente porque as pessoas estão valorizando cada vez mais o seu bem-estar e a saúde do seu corpo. Porém, com o aumento do número de academias, principalmente aquelas que fazem pacotes anuais com descontos, está ficando muito difícil conquistar clientes. Em Joinville – SC e região, esse cenário não é diferente; de tempos em tempos surge uma academia nova.
Apostar no marketing digital pode ser a solução. Ainda mais em época de crise, onde essa atividade está entre as primeiras opções das pessoas quando elas pensam em fazer corte de gastos.
1. Faça Pesquisas de Mercado
Para fazer marketing online em academias deve-se primeiramente saber bem quem é o seu público-alvo. Assim, serão montadas estratégias para atingir diretamente estas pessoas. Ações específicas e segmentadas para atingir esse público. As ferramentas de segmentação que existem no mercado podem auxiliar sua empresa nesta tarefa, ou seja, elas mostrarão qual é o perfil do seu consumidor. Mas nada melhor do que conhecer bem quem são seus clientes.
Precisando de ajuda? Veja se essa ferramenta é útil para você: http://geradordepersonas.com.br
2. Produza e Publique Conteúdo
Produzir conteúdo relevante é a principal técnica utilizada pelas agências e departamentos empresariais atualmente. É feito um planejamento de produção e postagens de conteúdo relevante para o público alvo, mantendo seu interesse por aquelas informações. Foi-se a época em que as empresas falavam apenas delas mesmas e não se preocupavam em ouvir e interagir com seu público nem com o que ele desejava.
Hoje em dia, o foco do conteúdo é o usuário (conteúdo bom). Crie algo que seja útil para ele, seja para informar, estimular o engajamento e a interação ou para entreter. Assim, ele frequentemente terá motivos para acessar o seu site/blog ou acompanhar suas redes sociais. E, até mesmo, ficar ligado em sua caixa de e-mails aguardando um novo conteúdo. Dicas de saúde, alimentação, exercícios, imagens, frases, tutoriais, etc. Tudo isso pode gerar uma legião de seguidores ansiosos por um novo conteúdo. Mas fique atento ao tipo de conteúdo que melhor funciona e monitore os resultados. Não é porque você tem doutorado na sua área de atuação que seus clientes vão se interessar em estudos complexos e análises sobre como funcionam os músculos e articulações em determinados tipos de exercício. Pode ser que tenham interesse, mas é melhor mensurar e avaliar o que funciona melhor. Em geral as pessoas dão uma resposta muito maior para conteúdos emocionais do que para conteúdos altamente técnicos.
Outro motivo para a produção de conteúdo é para apresentar sua empresa para o seu público. Nem sempre quando as pessoas veem sua divulgação na internet elas estão prontas e preparadas para comprarem algo. Elas primeiro precisam passar por um período de maturidade até conhecerem melhor a sua empresa e assim, naturalmente, a venda pode acontecer.
Outro fator a ser considerado é o engajamento. No mundo fitness as imagens e os vídeos são formatos de mídia com uma força absurda. E elas geram um engajamento fantástico. E quase sempre espontâneo. Quantas fotos e vídeos por semana os seus alunos postam dentro da sua academia? Porque não aproveitar isso em prol da sua empresa? Talvez criando uma campanhas, hashtags e outras estratégias. Essa pode ser uma excelente maneira de conquistar frequentadores para a academia.
3. Faça Promoções
Todos nós gostamos de promoções e o seu futuro cliente não pensa de forma diferente. Por isso, faça com que ele se sinta beneficiado, ofereça um pacote; um desconto; uma condição limitada; algo que o atraia para seu estabelecimento. Se puder combinar essa ação de promocional com alguma ação de engajamento, melhor ainda! Por exemplo, um “aulão experimental” somente para amigos ou familiares dos alunos ativos. (Desde que os convidados estejam dentro do perfil de público que você atende). Faça a cobertura do evento e divulgue. Ações assim, onde tem o envolvimento de outras pessoas, tem um fator social muito forte e podem gerar resultados excelentes. As pessoas se sentem mais seguras e confiantes na hora de comprarem ou contratarem algo quando veem outras pessoas fazendo o mesmo.
A promoção por meio de pacotes também é algo dentro do marketing que aumenta bastante as chances de fidelização. Uma estratégia muito interessante é diminuir o valor das mensalidades consideravelmente quando se contrata um plano com um prazo maior.
4. Faça Publicidade Online
Quem anuncia é visto. Seja ativo também. Não fique apenas na esperança do cliente bater na sua porta pedindo para comprar de você. É preciso também apostar em publicidade online. Os links patrocinados e costumam ser bastante eficazes, pois esse tipo de estratégia atinge um público altamente segmentado no momento exato em que eles estão procurando por sua empresa. Imagine a seguinte situação: um usuário digita no Google o termo “Treinamento Funcional em Joinville” e aparece seu anúncio com um título super atrativo que o faz clicar nele. Automaticamente ele é direcionado para uma página que pode ter uma comunicação totalmente personalizada e voltada para conversar com esse usuário, mostrando a ele todos os benefícios que sua academia tem para essa modalidade e que o leve a entrar em contato com você, deixando um telefone ou e-mail no formulário. Essa é a grande vantagem do Google Adwords e de outras ferramentas de publicidade online. Ter uma comunicação totalmente direcionada para um público altamente segmentado e com uma propensão muito maior de compra.
Mas sua empresa pode se mostrar ainda mais com a publicidade em redes sociais. Temos anúncios pagos no Facebook (Facebook ADS), Instagram, Youtube, entre outras. Esse tipo de publicidade aumenta o alcance dos seus posts, do seu conteúdo, atingindo muito mais pessoas dentro do seu público-alvo. Essa publicidade também pode ser super segmentada e também pode enviar o usuário que se interessou para uma página de conversão personalizada para o seu perfil.
5. Faça SEO: apareça no Google
Poderia citar inúmeras vantagens para seu site estar na primeira página do Google quando os usuários efetuarem buscas. É importante porque passa credibilidade para a sua academia. É importante porque mesmo que você pague por links patrocinados (e eles te darão resultado), cerca de 80% das pessoas preferem resultados orgânicos, então você pode conseguir acesso dos 2 modos. É fundamental porque o seu concorrente deve estar na sua frente quando pesquisam por um termo relevante no seu segmento. Acima de tudo, o SEO é uma das melhores fontes de tráfego e mais rentáveis que existe. E ela funciona ainda melhor se combinada com conteúdo. Não negligencie essa etapa!
6. Aja com personalização
Todos nós gostamos de ser tratados com personalização. Portanto, quando preparar o marketing digital para academias, aja dessa forma com o cliente. Isso é possível até mesmo trabalhando com e-mails, transformando seu e-mail marketing em uma forma de conquistar clientes. Conheça os seus clientes e trate cada um com suas particularidades. Dependendo do tamanho do seu negócio isso não será possível. Mas tente pelo menos, separar a comunicação por grupos, onde poderá ter o máximo de personalização possível.
Estude sua base de dados e personalize a forma de comunicação com o potencial frequentador de academias. Entenda seus gostos e interesses e trabalhe neles com afinco, aumentando suas chances de sucesso.
Ouse!
Não tenha medo de inovar! Para conquistar seu potencial cliente, é preciso ousar. Não fique preso a formatos específicos, abra seus horizontes para novas estratégias e experimente as que mais gostar.
É dessa forma que o marketing digital para academias pode mudar positivamente o rumo de seu estabelecimento.
7. Aposte nos Vídeos
Se você quer atingir seu público-alvo de maneira muito assertiva, aposte no conteúdo publicado em forma de vídeo. Os internautas adoram imagens e vídeos, são formas certeiras de despertar a atenção dos potenciais clientes.
Esses vídeos devem mostrar conteúdo muito interessante para o público, como: roupas adequadas para treinar, exercícios indicados para determinadas áreas do corpo, alimentos específicos para aumentar a massa muscular, etc.
Esses vídeos podem ser publicados tanto no site ou blog, quanto nas páginas de rede social. Mantenha sempre suas mídias atualizadas e promova interação constante com quem as acessa.
8. Mantenha Bom Relacionamento
Uma das principais estratégias do marketing digital para academias e para qualquer estabelecimento é manter um bom relacionamento com o cliente.
Se você tem um canal de internet, seja um blog, site, página de rede social ou perfil, acesse-o pelo menos uma vez por dia. É estritamente necessário esclarecer todas as dúvidas do consumidor, incentivando-o a conhecer seus produtos e serviços.
Cliente satisfeito sempre volta. Se a pessoa ainda não é cliente, mantê-la satisfeita poderá torná-la consumidora em breve. Se já é cliente a atenção e o cuidado deve ser redobrado. Um dos maiores fatores que contribuem com a desistência de alunos de academias é a falta de acompanhamento e de cuidado. Tem muitas pessoas que precisam de motivação para a prática de exercícios. Mesmo comprando pacotes longos, tem alunos que nunca mais voltam. Se você conseguir, além de um excelente atendimento, conheça seus clientes a ponto de poder motivá-los a manterem suas metas, a melhorarem seu desempenho, a melhorarem sua saúde, motivando-os constantemente.
9. Monitore os Resultados
Marketing sem monitoramento não é marketing. Sempre que fizer uma campanha de marketing, avalie os resultados obtidos após algum tempo. Isso é essencial para que as metas possam ser ajustadas, caso as estratégias não estejam dando certo. Um dos pontos positivos do marketing digital é poder mensurar os resultados e ajustar as estratégias o tempo todo. Não é preciso gastar uma fortuna primeiro para depois ver se deu certo ou não.
Utilize as ferramentas online (existem várias) para saber como anda sua receptividade no mercado e o desempenho de suas ações, com gráficos e estatísticas bem completos. Existem muitas ferramentas no mercado para isso. Dentro das próprias ferramentas de trabalho (Google Adwords, Facebook ADS, Autoresponder, entre outras ferramentas que estiver utilizando para automação de marketing) já é possível mensurar. Mas se você ainda não conhece nenhuma, vou citar 2 que são indispensáveis:
Serve para mensurar os dados de acesso ao seu website. Ele mede a quantidade de acesso, horários e dias de maior pico, origem dos acessos (se foi orgânico, direto ou se veio de outro site/rede social). Mede de qual localidade o usuário acessou. Quanto tempo ficou no site, quantas páginas visitou, entre outras métricas.
Essa ferramenta ajuda a medir o potencial e a eficácia atual de sua páginas no Facebook. Ele dá informações detalhadas sobre o seu desempenho e dicas em como melhorar sua página.
Existem inúmeras outras ferramentas para monitoramento de marketing digital. Mas para quem está começando, essas duas são o básico para dar ricas informações sobre seu desempenho.
10. Planeje Todas as Etapas
Quando você preparar uma campanha de marketing digital para a sua academia, estipule início e término. Faça um planejamento de todas as etapas, detalhando-as o máximo possível.
É a partir desta organização que você enxergará a campanha detalhadamente, tendo uma noção mais exata dos investimentos e esforços necessários. É necessário também planejar a mão de obra para a execução do plano.
Aposte no Marketing Digital!
Para academias de musculação, de artes marciais, box de crossfit, estúdios de pilates e treinamento funcional, ou outros estabelecimentos do segmento fitness, o marketing digital se mostra a principal ferramenta atualmente para conquistar clientes. Mesmo que você ainda não esteja fazendo isso de um modo formal e coordenado, provavelmente você já utiliza canais digitais em seu dia a dia de trabalho (Facebook, Instagram, Youtube, Blog, Site, Google). Se você não sabe como trabalhar com estas estratégias que passamos, contrate uma agência especializada pode garantir os resultados pretendidos por sua empresa!
Nós estamos em Joinville. Será um prazer tomarmos juntos um café para conversar sobre.
Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos. Ele pode ser útil para eles!
No Comments